fbpx
BlogNotícias

Descubra as startups catarinenses que ajudam você a vender mais

By 04/03/2019 No Comments

Fonte: Estúdio NSC Branded Content

A tecnologia se consolida como um dos motores da economia catarinense e todos ganham com isso. Mais do que se empenharem no próprio crescimento, as startups do Estado têm impulsionado o sucesso de empresas de vários outros setores com suas inovações.

Quer saber mais sobre esse fascinante cenário? Confira adiante os números que traduzem a relevância das startups para Santa Catarina e uma lista de soluções inovadoras que podem ajudar você a aumentar suas vendas. 

Leia também: Automação de marketing: 5 dicas para quem quer começar

Panorama do mercado de inovação catarinense

Para se ter uma ideia da dimensão do polo tecnológico em Santa Catarina, o Observatório Acate — Panorama 2018 revela alguns dados expressivos. Entre os resultados referentes ao ano de 2017, podemos destacar:

  • Existem 12.365 empresas no setor;
  • Mais de 47 mil empregos gerados;
  • Faturamento anual de R$ 15,5 bilhões;
  • Representa 5,6% do PIB estadual.

Outro estudo, desta vez uma parceria da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e da Accenture, coloca sete cidades catarinenses entre as 20 brasileiras com maior quantidade de startups por número de habitantes. Florianópolis aparece no topo, com a maior densidade de negócios inovadores, seguida por Chapecó e Joinville.

1º lugar: Florianópolis 

2º lugar: Chapecó 

3º lugar: Joinville 

5º lugar: Tubarão 

6º lugar: Blumenau 

8º lugar: Balneário Camboriú 

11º lugar: Criciúma

Por meio do Mapa das Startups, uma iniciativa do Sebrae Santa Catarina, é possível descobrir centenas de novos empreendimentos que estão transformando a forma como as empresas catarinenses gerem seus negócios e vendem seus produtos ou serviços. Além das startups, no mapa estão cadastradas também incubadoras, aceleradoras, coworkings e investidores que compõem o ambiente de empreendedorismo no Estado.

Para saber como cadastrar sua startup, acesse o site oficial do mapa.

Estímulo às startups

O Mapa das Startups faz parte de um programa muito maior de apoio ao empreendedorismo em Santa Catarina, o Projeto Startup SC, do Sebrae estadual. 

Segundo Alexandre Souza, gestor da iniciativa, o principal objetivo do projeto é “promover uma imersão em tecnologia e inovação a partir do exemplo de quem está prosperando nessa área. A ideia é o participante aprender com os cases e ver que não está sozinho, que outros empreendedores já passaram por grandes desafios e conseguiram alcançar o sucesso”. Estão entre as ações do programa:

  • Programa de capacitação Startup SC: mais de 300 horas de capacitação em workshops, cursos, palestras e sessões de mentoria, ministrados por especialistas, mentores e consultores do Sebrae/SC;
  • Meetup Startup SC: reuniões entre empreendedores, investidores e entusiastas de startups para discutir temas relacionados ao ecossistema empreendedor;
  • Startup Weekend: um final de semana focado em incentivar a criação de projetos inovadores;
  • Startup Summit: evento repleto de palestras com CEOs das principais startups de Santa Catarina e outras referências globais em inovação, que recebeu 2.300 participantes em 2018;
  • Missões internacionais: permitem às empresas catarinenses exporem seus negócios no Vale do Silício e fazerem um valioso networking. Na missão entre 1 e 10 de fevereiro de 2019, participaram as startups: CoBlue, Conpass, Effecti, O2OBOTS, Reviewr, Simples Dental, Sizebay e WiFeed.

“Durante a missão os participantes conheceram o ecossistema americano, aprenderam mais sobre vendas, tecnologia, finanças, venture capital, gestão de pessoas e marketing”, observa Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC. 

As oito startups selecionadas para essa missão também participaram do SaaStr 2019, o maior evento de software como serviço do mundo, trazendo ainda mais conhecimento para as soluções que oferecem ao mercado catarinense. Vamos conhecer cada uma delas? 

Leia também: Como inovação e tecnologia abrem espaço para grandes empreendimentos

8 startups catarinenses que ajudam você a vender mais

Para integrar o programa de capacitação Startup SC e participar das missões internacionais, um dos pré requisitos do projeto é usar a tecnologia de forma inovadora. Isso porque em um cenário competitivo e em constante evolução para empresas de todos os setores, novas soluções são necessárias para poderem crescer. 

Esta é a missão das startups que participaram da missão internacional em 2019, independentemente da área de atuação: ajudar seus clientes a crescer, como eles mesmos comprovam a seguir.

CoBlue (Balneário Camboriú)

O que faz: Oferece um software de gerenciamento de OKR (objectives and key results) para gestão contínua de performance, além de um treinamento de implementação para garantir os resultados com os times.

Opinião de clientes: “Software muito intuitivo e a metodologia OKR flui com muita facilidade, mesmo com novos membros que entram na utilização.” João Plentz, da VCX Solutions.

Conpass (Florianópolis)

O que faz: É uma ferramenta avançada para a automação de user onboarding, criada para guiar, engajar e encantar novos usuários dentro de softwares. Por meio dela é possível criar tours customizados para diferentes públicos.

Opinião de clientes: “A Conpass é uma forma de empresas criarem experiências únicas para seus usuários e aumentarem as taxas de conversão.” Bruno Ghisi, CTO da Resultados Digitais.

Effecti (Rio do Sul)

O que faz: É uma plataforma para empresas que trabalham com licitação. Ela automatiza a busca por oportunidades, reduz drasticamente o tempo de cadastro de licitações, permite disputar diversas licitações ao mesmo tempo e faz monitoramento do chat do pregoeiro.

Opinião de clientes: “Trabalhar com o sistema de monitoramento Effecti é garantia de bons negócios e dinheiro no caixa.” Marina Olivitto, da P&M Comercial.

O2OBOTS (Florianópolis)

O que faz: Desenvolve assistentes virtuais de atendimento para canais de distribuição de seguros (seguradoras e corretoras). Os assistentes robôs atendem automaticamente por Facebook Messenger e WhatsApp, qualificam leads, economizam tempo com tarefas repetitivas e ajudam a vender mais.

Opinião de clientes: “O suporte tem sido de fundamental importância e já estamos aptos a vender 100% on-line com robôs. Aprendemos a usar as novas ferramentas, a gerir a nossa pipeline e a montar as estratégias de comunicação.” Delio Reis, da Cia do Seguro.

Reviewr (Florianópolis)

O que faz: É uma solução para gestão de avaliações on-line, permitindo às empresas assumirem o controle de sua reputação virtual. Elas podem responder reviews diretamente pela plataforma, turbinar SEO, identificar pontos fortes e fracos do negócio, monitorar o desempenho da reputação e muito mais.

Opinião de clientes: “Através da ferramenta, envolvemos a equipe com foco na valorização de nossos pontos positivos e na solução de dificuldades encontradas nos pontos negativos. Com isso, nossa pontuação aumentou significativamente.” Carolina Lopes, proprietária do Cambirela Hotel.

Simples Dental (Criciúma)

O que faz: Dispõe de um software odontológico para descomplicar toda a gestão de um consultório. Funciona como agenda on-line sincronizada, controle financeiro com emissão de boletos, automatizador de mensagens via SMS e prontuário de fácil acesso a todos os pacientes.

Opinião de clientes: “Fácil e intuitivo, o Simples Dental é um sistema completo e fácil de usar, podendo ser acessado de qualquer local.” Dr. Julian Miguel.

Sizebay (Joinville)

O que faz: Oferece um conjunto de serviços e tecnologias para facilitar a venda de roupas pela internet e gerar uma experiência mais simples, personalizada e precisa ao consumidor. A Sizebay conta com o SizeFit (Provador Virtual), o SizeCharts (Tabela de Medidas), entre outras soluções.

Opinião de clientes: “O Provador Virtual ajuda muito nossos clientes a encontrarem o tamanho ideal de cada peça. Ter uma ferramenta que auxilie e dê mais confiança ao consumidor na hora da compra é essencial.” David Bluvol, gerente de e-commerce na Calzedonia Group.

WiFeed (Florianópolis)

O que faz: Possibilita que empresas impactem seu público-alvo no momento e local certo com uma plataforma de mídia que veicula anúncios via Wi-Fi. Assim é possível criar campanhas de marketing no contexto ideal em shoppings, supermercados, lojas de varejo, estádios e outros locais, e ainda gerenciar os dados em só lugar.

Opinião de clientes: “Através da parceria com o WiFeed, tivemos um excelente índice de conversão e aumentamos o engajamento com nosso público-alvo em um novo formato de mídia.” Anderson Gonçalves, CMO da Brognoli Negócios Imobiliários.

Saiba mais como aumentar suas vendas

Contar com as ferramentas certas para seu negócio é essencial para aumentar seu desempenho, economizar tempo e recursos, e poder crescer. 

Agora, além de ter as ferramentas, é importante saber como fazer acontecer. Sem conhecimento não há crescimento. 

Pensando nisso, selecionamos três conteúdos fundamentais aqui do blog Negócios SC para ajudar você a aumentar suas vendas. Boas leituras!