555-555-5555
mymail@mailservice.com
Imagine um mundo financeiro onde cada transação é otimizada para atender às demandas específicas de cada cliente.
O
Open Finance, agora com dois anos de presença marcante no Brasil, promete isso e está promovendo uma verdadeira transformação com a hiperpersonalização no mundo financeiro.
Coordenado pelo Banco Central, foi criado com o intuito de ampliar o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e aumentar o acesso das pessoas ao mercado financeiro.
Tudo isso tendo a tecnologia como base, destacando-se especialmente a incorporação da Inteligência Artificial como motor impulsionador dessas transformações.
Por meio de APIs, que passaram a fazer parte do Open Finance, os bancos compartilham informações sobre a vida financeira de seus clientes entre si – com o consentimento deles, é claro – e, a partir daí, é possível aumentar a eficiência dos serviços bancários.
Isso também estimula o desenvolvimento de produtos e serviços ainda mais alinhados às necessidades imediatas dos consumidores.
Esse enfoque não só impulsiona a personalização a níveis mais elevados diariamente, mas também atinge patamares inéditos, impulsionado pela Inteligência Artificial.
Isso resulta em uma experiência financeira mais ágil e perfeitamente adaptada às demandas específicas de cada cliente, elevando continuamente o padrão da inovação.
Desde março de 2022, quando o BC deu o sinal verde para colocar de fato o Open Finance em prática, as mudanças foram significativas.
O que antes era um sistema predominantemente 'fechado', monopolizado por instituições financeiras tradicionais, agora se abre para uma participação ampliada, incorporando a agilidade das Fintechs em toda a cadeia.
Para se ter ideia, o Open Finance já acumula números robustos, conforme o Banco Central. São mais de 22 milhões de consentimentos, 15 milhões de clientes que já fazem parte do sistema e 800 instituições financeiras envolvidas.
Para a consultoria Oliver Wyman, o Open Finance deve alcançar mais de 60 milhões de pessoas até 2025.
Embora o Open Finance tenha alcançado marcos significativos, não podemos ignorar os desafios que persistem em sua trajetória.
Entre eles está a falta de clareza, por parte dos consumidores, sobre os benefícios obtidos com o compartilhamento de dados – de acordo com uma pesquisa feita pela Provu, quase 60% das pessoas não sabem o que é esse novo ecossistema financeiro.
Outro entrave diz respeito à busca da monetização por parte das instituições financeiras, que ainda não encontraram um equilíbrio entre os investimentos feitos em infraestrutura – já que o Open Finance é um projeto estratégico – e a oferta de novos produtos lançados adequados a essa realidade, que ainda é incipiente.
Além disso, há a necessidade de promover a integração entre os canais digitais, onde as operações acontecem, além de um maior índice de governança das APIs e a adequação total à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Em meio a esses desafios, surge a pergunta crucial: como podemos superar essas barreiras e potencializar o Open Finance?
A resposta está em combinar o uso do OpenFinance com Inteligência Artificial para ofertar serviços financeiros ainda mais hiperpersonalizados.
Nesse sentido, o papel da Inteligência Artificial como acelerador da evolução do Open Finance no Brasil é fundamental.
E as empresas financeiras estão de olho nisso, tanto que,
conforme pesquisa sobre tecnologia bancária feita pela Febraban, a IA é uma das áreas prioritárias para investimentos dos bancos em tecnologia.
Além disso, as próprias fintechs estão desenvolvendo modelos para trabalhar lado a lado com as instituições financeiras. Os benefícios proporcionados pela IA ao Open Finance são vastos, a começar pela rapidez e precisão no acesso às informações financeiras dos clientes.
Além de ganhar mais agilidade, a análise dos dados ganha novos contornos, ao combinar informações tradicionais com dados alternativos – redes sociais, de telecomunicações, entre outros - possibilitando a geração de modelos de crédito específicos para a necessidade de cada cliente, com juros atrativos e menor risco para quem empresta.
A gestão de risco e crédito orientada por IA desempenha um papel fundamental na promoção da bancarização, especialmente num cenário em que a adesão aos serviços bancários ainda é baixa no Brasil.
A IA também se torna uma aliada na ampliação do acesso ao crédito para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que muitas vezes são consideradas de alto risco para as instituições financeiras tradicionais, mas que são importantes geradoras de receita e ainda atuam na informalidade,
conforme um estudo feito pelo Instituto Locomotiva, o país possui 4,6 milhões de brasileiros que não utilizam serviços bancários, o que representa 3% da população economicamente ativa.
Assim como relatamos acima, a Inteligência Artificial está promovendo grandes transformações no setor financeiro.
Um levantamento feito pela Provenir ressaltou que a tomada de decisão orientada por IA é avaliada como crucial para a obtenção de conquistas em diversas áreas, como prevenção de fraudes (59%), redução de custos (52%) e maior precisão na concessão de crédito (45%).
Um dos notáveis progressos obtidos com a união da IA com o Open Finance foi a utilização do WhatsApp como ferramenta para ajudar bancos, Fintechs e instituições financeiras de forma geral para:
O uso do WhatsApp permite criar jornadas inteligentes, mais curtas, que aumentam as taxas de conversão, sobretudo para operações com grandes volumes de interações com clientes.
E já existem casos práticos que evidenciam o sucesso tangível dessa colaboração.
Cases de sucesso da Inteligência Artificial no Open Finance Inúmeras instituições financeiras já estão testemunhando os benefícios tangíveis da integração da Inteligência Artificial no Open Finance, impulsionando não apenas eficiência, mas também resultados concretos.
Com apenas dois anos de implementação do Open Finance no Brasil, ainda estamos no começo de uma jornada cujos destinos ainda são desconhecidos,
mas uma certeza se destaca: a Inteligência Artificial será cada vez mais fundamental para conduzir os próximos passos dessa evolução extraordinária.
Convidamos você a surfar a onda do Open Finance junto conosco para aproveitar as oportunidades que o ecossistema oferece com o uso da IA para aumentar a sua capacidade de hiperpersonalizar a oferta de produtos e serviços financeiros via WhatsApp, cuja ferramenta está nas mãos de praticamente 100% dos brasileiros.
Entre em contato com a gente, e juntos vamos 'pescar mais e melhor' no vasto ecossistema de oportunidades que se apresenta diante de nós.
Vamos Conversar?
Atendimento ao Cliente
+55 (48) 3181-0325
Serviços Financeiros Pelo WhatsApp
Open Finance • Omni-channel • Online-to-Offline
ACATE - Centro de Inovação / Impact Hub
Rodovia José Carlos Daux, 4150 – Salas 1 e 2
88032-005, Florianópolis, SC