555-555-5555
mymail@mailservice.com
Se há uma década disséssemos que a Inteligência Artificial (IA) se tornaria a condutora de transformações nos negócios da empresa, ninguém iria acreditar.
No universo das finanças, a revolução tem sido gigantesca nos últimos anos, redefinindo como está sendo feita a condução das transações financeiras e ajudando o setor a dar novos passos para resolver boa parte de suas dores e desafios.
Nesse sentido, podemos destacar o papel crucial da IA de vendas de Serviços Financeiros .
A tendência da adoção de IA é um fato e sua popularização está ganhando força.
Um levantamento feito pela IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, até 2026 serão investidos mais de US$ 300 milhões em IA no mundo.
E, com isso, a IA de vendas de Serviços Financeiros vai pegar carona nessa movimentação, já que entrega uma série de benefícios.
A IA no mercado financeiro está ajudando as empresas a superarem diversos obstáculos que ainda fazem parte do seu dia a dia e que, no cenário atual, podem comprometer sua produtividade, operação e, consequentemente, a competitividade.
De acordo com um estudo da Accenture, a IA pode aumentar a eficiência operacional em até 40% .
Entre elas, está a necessidade de ter acesso rápido e eficiente aos dados dos clientes, a precisão nas análises, a melhora na gestão de riscos e, baseado no resultado obtido, oferecer produtos e serviços cada vez mais individualizados em uma era na qual a hiperpersonalização deixou de ser uma tendência e se tornou mandatória.
Para a empresa, adotar ferramentas como a IA de vendas de Serviços Financeiros é fundamental para automatizar tarefas rotineiras , como atendimento ao cliente, recuperação de crédito e até mesmo direcionar a entrega de opções direcionadas de produtos que chegam a ele exatamente como ele precisa, quando ele precisa e como ele precisa.
Tudo isso impacta em clientes satisfeitos, além de eficiência e redução de custos. Um
relatório produzido pela PwC indica que a IA pode ajudar as empresas a economizarem até US$ 450 bilhões em custos de serviços financeiros até 2030.
As instituições financeiras, assim como as fintechs, lidam tradicionalmente com um grande volume de dados de seus clientes a todo momento.
Com o Open Finance, isso se intensificou em uma velocidade muito maior, fazendo com que as empresas tenham que buscar soluções de IA para extrair valor dessas informações e obter insights valiosos.
A tendência de que esse volume de dados aumente cada vez mais é praticamente certa, já que o número de consentimentos vem aumentando progressivamente.
Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) , o ecossistema registrou 17,3 milhões de consentimentos de clientes em pouco mais de dois anos para compartilhar seus dados pessoais e bancários entre as instituições financeiras participantes.
A IA de Vendas de Serviços Financeiros inclusive ajuda nessa etapa inicial do processo, que envolve a análise dos dados coletados pelas APIs e até a sua utilização para incrementar a hiperpersonalização do atendimento, por meio da adoção de ferramentas como o WhatsApp.
Além dos inúmeros benefícios já discutidos, uma faceta vital de uma boa IA de vendas de Serviços Financeiros, especialmente em nosso contexto de foco em Bancos e Fintechs, é a sua capacidade inerente de reforçar a prevenção de fraudes.
A inteligência artificial permite a identificação proativa de padrões suspeitos e a implementação de medidas de segurança avançadas, protegendo assim tanto as instituições quanto seus clientes de atividades fraudulentas.
Esta abordagem não só salvaguarda a integridade das transações, mas também reforça a confiança dos clientes, um aspecto crucial para o sucesso no setor financeiro.
Andar de mãos-dadas com a IA tem trazido benefícios importantes para as instituições financeiras.
Bancos e fintechs têm adotado soluções como chatbots alimentados por Inteligência Artificial que conseguem fazer um atendimento eficiente, 24 horas por dia, em tempo real, oferecendo suporte imediato para esclarecer dúvidas e conduzir transações, ou até mesmo fazer a renegociação de dívidas.
Ferramentas como o WhatsApp com IA tornam a experiência do cliente mais conveniente e eficiente.
A O2OBOTS aposta na força da evolução tecnológica e entende a importância de oferecer soluções de IA de Vendas de Serviços Financeiros para ajudar as empresas a se adaptarem e usarem a tecnologia em favor dos seus negócios.
O banco BMG obteve resultados significativos com a adoção da plataforma de relacionamento com clientes (CRM) via WhatsApp da O2OBOTS.
Utilizada pela instituição para resolver os problemas financeiros dos clientes do banco de forma ágil e descomplicada, a ferramenta ajudou a aumentar em 40% o volume de acordos para renegociação de dívidas, atingindo 79% de taxa de conversão dos boletos emitidos.
A revolução da IA no setor financeiro está apenas começando e já mostra o seu verdadeiro potencial.
A IA de Vendas de Serviços Financeiros não representa apenas uma mudança tecnológica, mas uma oportunidade para potencializar os lucros e impulsionar novos investimentos.
Mas como as instituições financeiras podem abraçar o futuro agora, transformando suas operações de vendas com soluções de IA?
Nós podemos te conduzir nesse caminho!
Clique aqui e entre em contato com nosso time.
Vamos Conversar?
Atendimento ao Cliente
+55 (48) 3181-0325
Serviços Financeiros Pelo WhatsApp
Open Finance • Omni-channel • Online-to-Offline
ACATE - Centro de Inovação / Impact Hub
Rodovia José Carlos Daux, 4150 – Salas 1 e 2
88032-005, Florianópolis, SC