555-555-5555
mymail@mailservice.com
O setor financeiro no Brasil é considerado uma referência global quando se fala em tecnologia. Se tornou um verdadeiro celeiro de inovações que revolucionaram a forma de lidar com as finanças, principalmente com o advento da Inteligência Artificial (IA).
Um desses exemplos bem-sucedidos é o Pix, que no último dia 9 de outubro contabilizou um recorde de mais de 168 milhões de transações, segundo o Banco Central. Outro case de sucesso, um pouco mais recente, é a realização de transações financeiras via WhatsApp , cuja adesão está em crescimento.
As transações financeiras via WhatsApp , um bom exemplo da adoção de IA em finanças , tem vários fatores que depõem em seu favor. Um deles é a familiaridade dos brasileiros com o produto – a empresa Meta, responsável pela ferramenta, não divulga números, mas já sinalizou que o Brasil é um dos principais mercados, ficando somente atrás da Índia e Indonésia.
E mais: é o país que mais envia mensagens de áudio no mundo, quatro vezes mais do que qualquer outro, além de disparar a maior quantidade de mensagens de texto.
Com a crescente familiaridade e compreensão dos benefícios do WhatsApp, a combinação da ferramenta com a capacidade de realizar pagamentos e outras transações financeiras abre diversas possibilidades para bancos e fintechs, destacando-se a melhoria da experiência do consumidor.
No entanto, mergulhar nesse universo digital exige mais do que apenas a interface do WhatsApp. É aqui que entra a Inteligência Artificial (IA) nas finanças, um elemento crucial para moldar o futuro do setor.
Vamos descobrir por que adotar a IA não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade inegociável para navegar pelas correntes agitadas da revolução financeira.
Falar em IA para serviços financeiros via WhatsApp é considerar não somente o momento presente, mas também o futuro. Segundo uma pesquisa feita pela IPSOS, 75% dos entrevistados consideram novas formas de pagamentos digitais essenciais para a evolução de seus negócios, como as transações financeiras via WhatsApp.
Essa perspectiva não apenas destaca a relevância atual da IA, mas também antecipa sua importância crescente nos desafios e oportunidades que moldarão os caminhos do setor.
De acordo com dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2023 divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos, o número de transações financeiras e não financeiras via WhatsApp saltou para 56,2 milhões em 2022, um aumento de 531% em relação a 2021.
Do total das operações realizadas na ferramenta:
No entanto, ainda há alguns desafios a serem enfrentados.
Com o Open Finance em curso, os bancos e as instituições financeiras continuam caminhando na busca por aumentar a adesão de seus clientes ao ecossistema, além de aumentar o nível de personalização no desenvolvimento de produtos e serviços adequados a cada um deles, de acordo com suas demandas e necessidades.
A IA para serviços financeiros se tornou fundamental para a evolução desse novo momento vivido pelo setor financeiro, que embarcou em uma jornada rumo a um cenário cada vez mais digitalizado e interconectado.
Estar fora disso, em um momento no qual o setor financeiro está investindo fortemente em tecnologia e IA, é ficar atrás, perdendo eficiência, competitividade e a capacidade de sobreviver em um mercado que evolui a cada dia.
Apesar do avanço lento, os consumidores estão cada vez mais abertos para compartilhar seus dados, conforme a pesquisa Open Finance Brasil , divulgada em 2023, o que vai ajudar as empresas financeiras a conseguirem aumentar gradativamente seu grau de personalização.
Conforme o levantamento, em 2021, 45,8% dos brasileiros se mostravam preocupados em como os dados compartilhados seriam utilizados pelas instituições financeiras. Em 2023, esse porcentual caiu para 34%.
Outros ganhos também foram alcançados, como a redução da preocupação com possíveis fraudes, que diminuiu de 48% em 2021 para 36% em 2023.
A IA para serviços financeiros via WhatsApp está abrindo novos horizontes diariamente.
Pelo WhatsApp, a IA ajuda empresas a maximizar e aprimorar o atendimento ao cliente, permitindo não somente o esclarecimento de dúvidas mais complexas, a sugestão de produtos e serviços individualizados, mas também o fechamento de operações financeiras.
Empresas de grande e médio porte muitas vezes não conseguem responder a todos os clientes rapidamente.
Um chatbot normalmente cuida do atendimento inicial, responde algumas perguntas, muitas vezes até mais complexas, e o atendimento humano entra somente caso o problema não seja solucionado – seja a compra de um produto financeiro, a renegociação de uma dívida, entre tantas outras situações.
Segundo a pesquisa
The economic potential of generative AI: the next productive frontier
, produzido pela McKinsey, com o aperfeiçoamento cada vez maior da linguagem natural, é possível reduzir o atendimento humano em até 50% com a adoção de ferramentas digitais como o WhatsApp.
O potencial de utilização da IA para serviços financeiros via WhatsApp é gigante. Segundo a pesquisa da Febraban , a ferramenta representou cerca de 3,4% (56,2 milhões) das 163,3 bilhões de transações registradas em 2022.
Isso representa um aumento de 30% em comparação com 2021, sendo o maior resultado registrado na série histórica da pesquisa.
A Febraban destacou ainda que o desempenho elevado das transações financeiras feitas pelo mobile banking, com alta de 54%, também influenciaram o crescimento.
De olho nessa tendência do mercado, a O2OBOTS desenvolveu uma solução inovadora de WhatsApp, antecipando a consolidação do uso dessa ferramenta para transações financeiras e gerando uma revolução massiva em como as empresas podem conduzir essas movimentações no cenário digital.
A plataforma de IA, especializada na venda de serviços financeiros via WhatsApp, contempla o O2OSpot, um CRM completo, que integra módulos de inteligência artificial, marketing, vendas e atendimento.
Por meio da IA, a ferramenta constrói relacionamentos sólidos com os clientes, ao identificar oportunidades de vendas de novos serviços financeiros, por meio de uma comunicação personalizada, eficiente e rápida, mesmo lidando com um alto volume de conversas simultâneas.
Desde 2022, a IA conversou com pouco mais de 2 milhões de usuários e contratou, até a data de produção deste conteúdo, cerca de R$ 215 milhões em operações de crédito exclusivamente via WhatsApp .
Isso comprova a escalabilidade e o potencial da plataforma de IA de serviços financeiros via WhatsApp para atender às necessidades de empresas do setor financeiro.
Estamos aqui para te ajudar nisso!
Vamos Conversar?
Atendimento ao Cliente
+55 (48) 3181-0325
Serviços Financeiros Pelo WhatsApp
Open Finance • Omni-channel • Online-to-Offline
ACATE - Centro de Inovação / Impact Hub
Rodovia José Carlos Daux, 4150 – Salas 1 e 2
88032-005, Florianópolis, SC