555-555-5555
mymail@mailservice.com
Nova era do mercado, acelerada pela força da
IA de vendas de serviços financeiros, tem aberto novos horizontes e proporcionado transformações profundas para o setor de CaaS no Brasil
O mercado financeiro está vivendo um período de grandes mudanças desde a ascensão do Open Banking, impactando profundamente setores cruciais, como o de crédito.
Grande parte dessas transformações têm os avanços da IA de vendas de serviços financeiros como base, gerando impactos na forma de oferecer e consumir recursos financeiros, tanto por parte dos consumidores quanto das empresas, fortalecendo a criação e expansão do CaaS – Credit as a Service.
O número de fintechs dedicadas ao CaaS é significativo, de acordo com dados do Fintech Report 2023 . Segundo o levantamento, as startups de crédito representam 17,5% do mercado nacional de fintechs que totaliza 225 startups focadas em serviços financeiros.
E esse porcentual deve seguir em progressão, já que cada vez mais surgem novas aplicações e necessidades que movem essas empresas a desafiarem o paradigma tradicional de crédito, com o apoio da IA de vendas de serviços financeiros .
Essa expansão do CaaS coincide com um contexto macroeconômico delicado em 2023, marcado pelos desafios enfrentados por gigantes do varejo. Nesse momento, muitos não querem assumir o risco da operação e podem adotar a solução como alternativa.
De acordo com dados do último levantamento feito pelo Serasa Experian, cerca de 71 milhões de brasileiros estão inadimplentes – cujo volume é um dos mais altos da história.
Esse cenário reflete os resquícios da pandemia, quando o governo brasileiro aumentou a liquidez para ajudar tanto empresas quanto o consumidor final a enfrentarem um período difícil.
Porém, o excesso de crédito cobrou a conta tempos depois, com o avanço galopante da inflação e a adoção de uma política monetária restritiva para frear a velocidade da Inflação (IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo), por meio do aumento da taxa de juros do país, que saltou de 2% a 13,75% ao ano em um prazo curto de 18 meses.
Apesar de o Bacen (Banco Central do Brasil) já ter iniciado um movimento de afrouxamento dessas decisões, optando pela queda da taxa Selic nas últimas reuniões, o crédito ainda se mantém custoso e de difícil acesso, o que impulsiona ainda mais a expansão do CaaS, uma alternativa vital em um cenário financeiro desafiador.
A adoção da Inteligência Artificial (IA) de vendas de serviços financeiros para aprimorar as etapas do processo de crédito trouxe diversos benefícios tanto para as empresas do setor, quanto para o consumidor pessoa física e pessoa jurídica.
A automação nesse ecossistema possibilitou os seguintes ganhos para as companhias:
Apesar dos desafios macroeconômicos, as perspectivas de crescimento do crédito no Brasil são promissoras para 2023.
De acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o setor deve crescer 9,8% neste ano. Reforçando o quadro, informações da pesquisa Fintechs de Crédito Digital, feita pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) com a PwC Brasil, o volume de crédito oferecido pelas CaaS saltou mais de cinco vezes se comparado a 2019.
Tudo isso é um prato-cheio para que as fintechs de CaaS sigam investindo em soluções financeiras cada vez mais aderentes a cada perfil de cliente, baseada em IA de vendas de serviços financeiros.
Essas ofertas, aprimoradas diariamente, atingem níveis crescentes de personalização, beneficiando-se do acesso a um volume mais robusto de dados estruturados e não estruturados, o que reduz a burocracia e minimiza preocupações para os clientes.
A utilização de ferramentas dotadas de Inteligência Artificial, como o caso do WhatsApp, permite que as empresas de CaaS aumentem a conversão de vendas, seja na concessão de crédito ou na sua recuperação em caso de inadimplência. Muitas vezes, essas taxas superam em mais de 10% aquelas alcançadas por processos realizados exclusivamente por equipes humanas, seja por e-mails ou chamadas telefônicas.
Esse tipo de interação com os clientes via WhatsApp é possível graças ao desenvolvimento de plataformas SaaS (Software as a Service), que são white label e se adaptam aos sistemas das empresas.
A ferramenta oferece várias opções para ajudar o cliente a avaliar suas decisões e dar respostas assertivas, o que ajuda a IA de venda na hora de disponibilizar um produto ou serviço adequado para as condições do cliente.
E, em casos de insucesso, o atendimento humano entra em ação para oferecer suporte.
Além de oferecer uma melhor experiência ao cliente – que não precisa receber ligações e ter sua privacidade invadida – a ferramenta possibilita às empresas de CaaS investir em uma equipe de colaboradores de atendimento reduzida e contar com a eficiência do WhatsApp, com a tecnologia de IA embutida, para aumentar o volume de vendas.
A adoção de tecnologias como essa já - IA de venda - está construindo uma nova era para a indústria de crédito no Brasil e no mundo.
Com o avanço das inovações, um futuro promissor aguarda as empresas de CaaS. Mas só garantirá um lugar ao sol aquelas que olharem para a adoção de ferramentas como essa no presente.
Este é apenas o começo.
Essas ferramentas são indispensáveis na realidade das empresas de CaaS, mas felizmente elas estão disponíveis e ao seu alcance.
Quer compreender melhor como elas podem beneficiar seu negócio?
Clique aqui
e saiba mais!
Vamos Conversar?
Atendimento ao Cliente
+55 (48) 3181-0325
Serviços Financeiros Pelo WhatsApp
Open Finance • Omni-channel • Online-to-Offline
ACATE - Centro de Inovação / Impact Hub
Rodovia José Carlos Daux, 4150 – Salas 1 e 2
88032-005, Florianópolis, SC